Não basta amar os filhos, é preciso também gostar deles

Por Denise Caramori
Imagem i1.wp.com/maepop.com.br
Uma das mais maravilhosas surpresas de uma mãe e um pai é descobrir o enorme prazer de deixar que seu filho seja criança, até mesmo um monstrinho de vez em quando, e quando ele cresce; deixar que ele seja ele mesmo. Amor e acolhimento para com os filhos? Sim, isto é possível, e eles não precisam mudar para que nós os amemos, precisamos apenas respeitar quem e o que são; respeitar nossos filhos como eles são, corrigindo-os e educando-os no amor e como escreveu Khalil Gibran, no seu livro - O profeta: “Vossos filhos vêm através de vós, e não de vós, e embora estejam junto de vós, não vos pertencem. Podei doar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, pois eles têm seus próprios pensamentos...” 
Rir com eles das piadas mais bobas, e mostrar-se compreensivo com as suas dificuldades. Sim, seja bobo, faça careta, corra e ria. Não existe melhor brinquedo educacional para seu filho do que você mesmo, e o único que é adequado para todas as idades, e tudo o que você tem que fazer é estar presente.
Antes de se tornar pai ou mãe, você provavelmente tinha um opinião formada sobre a maneira de criar um filho, e na certa observava as crianças a sua volta apontando onde é que estavam os erros das mães, quanta criança mal educada havia no mundo não é mesmo? Até que seu filho chegou, agora sim você terá um pouco mais de paciência com suas próprias limitações, vai sorrir para pessoas empurrando carrinhos no supermercado, com crianças devorando as compras e tentando pular do mesmo, e terá mais empatia e compaixão quando se deparar com aquelas mães descabeladas e seus filhos irritados. Então, hoje você percebeu que faz parte do time, fique tranquila ou tranquilo, os pais sabem mais sobre criar filhos do que eles mesmos pensam que sabem, e se há uma certeza, é de que você vai errar na educação deles, como me disse um pediatra aqui na cidade de Dourados, que me ajudou muito e com quem aprendi muito. À medida que você aprende a confiar em si mesmo, adquire a sabedoria para evitar pessoas e situações que o façam se sentir culpado, e se de vez em quando sucumbir às dúvidas sobre sua capacidade, lembre-se de que criar filhos é uma responsabilidade, nunca uma carga, e a única coisa que seu filho espera é que você esteja lá para quando ele precisar.
Você está achando difícil e cansativo criar filhos hoje em dia, pois bem, vamos falar então sobre educação positiva: crianças aprendem com aquilo que está ao seu redor; se você critica muito uma criança ela aprenderá a julgar; se você elogia a criança pelo seu esforço ela aprenderá a valorizar; se a criança é tratada com hostilidade, ela aprenderá a brigar; se você for justo com a criança, ela aprenderá a ser justa; se você frequentemente ridicularizar uma criança, ela se transformará em uma pessoa tímida e com baixa autoestima; se pelo contrário ela cresce sentindo-se segura aprenderá a confiar nos outros; se você denigre e insulta a criança com frequência, ela desenvolverá um sentimento de culpa que não é saudável, mas se você usa palavras de afirmação e elogia o que ela tem de bom e o que ela faz de melhor e da melhor maneira que consegue e dá conta, ela conquistará autoconfiança; se a criança vive em um ambiente amigável, sentindo-se amada, aprenderá a encontrar o amor no mundo.
Concentre-se em desenvolver o lado bom da criança, de maneira que não sobre espaço para outras coisas, escute sempre seu filho quando ele quiser fazer uma pergunta ou um comentário; ajude a criança a assimilar o que ela não conseguiu fazer, faça isso enchendo o espaço que o rodeia com cuidado, discrição, silêncio oportuno e amor, e sempre, quando se dirigir a criança faça isso com amor, carinho e respeito; dê a ela o melhor que há em você, e pode ser que você esteja nervoso e irritado, tenha tido um dia cansativo no trabalho, tudo bem, porém, se você não puder falar com respeito e amor, espere até que possa.
Criança não é boba, criança tem antena nos cílios, criança tem gravador nos ouvidos, criança guarda tudo o que enxerga, criança entende melhor do que um adulto, adulto costuma só pensar em si mesmo, criança pensa em como ajudá-lo. As nossas crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Como na música do cantor e compositor Arnaldo Antunes... “saiba: todo mundo foi neném, Einstein, Freud e Sadam Hussein, quem tem grana e quem não tem... Saiba: todo mundo teve infância, Maomé já foi criança, Arquimedes, Buda, Galileu, e também você e eu... Saiba: todo mundo teve medo, mesmo que seja segredo, Nietzsche e Simone de Beauvoir, Fernandinho Beira-mar... saiba: todo mundo vai morrer, Presidente, General ou Rei, Anglo-saxão ou Muçulmano, todo e qualquer ser humano... Saiba: todo mundo teve pai, quem já foi e quem ainda vai, Lao Tsé, Moisés, Ramsés, Pelé, Gandhi, Mike Tayson, Salomé... Saiba todo mundo teve mãe, Índios, Africanos e Alemães, Nero, Pinochet e também eu e você”. 


Denise Caramori
Nasceu em 1980 em Dourados/MS. É formada em Letras; Pós-Graduada em Estudos da Linguagem e Psicopedagogia; Terapeuta pelas Constelações Familiares Sistêmicas, segundo Bert Hellinger; Capacitada no programa de Neurociência/Intervenção em Leitura e Escrita; Alfabetização pelo Método Boquinhas e Transtornos do Espectro do Autismo; Rodas de Leitura; Linguagem e Contação de histórias; Formada em Pedagogia Sistêmica pelo IAP/CG; Especializada em Equoterapia e Profissional de Equitação para Equoterapia; Articulista dos Jornais: Douradosnews e jornalmsonline; Atende como Psicopedagoga e Terapeuta no Instituto Marcio Wink e como Equoterapeuta no Exército Brasileiro/CHD, em Dourados/MS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista #1 - Bráulio Bessa